PSICOTERAPIA
Quando nos sentimos insatisfeitos com a nossa vida, ou quando sentimos um vazio enorme, uma ansiedade sem motivo aparente, ou estamos no meio de uma crise emocional, nossa mente e nosso corpo dão sinais de alerta.
Os conflitos, angústias, dúvidas e a ansiedade, interferem em nosso dia dia, em nosso bem estar e em nossos relacionamentos.
Sintomas como a depressão, síndrome do pânico, compulsões alimentares ou diversos outros sintomas psicológicos podem indicar a necessidade de buscar ajuda profissional.
A psicoterapia, nestes casos é o tratamento mais recomendado.
Realizada por um psicólogo, tem o objetivo de tratar problemas de ordem comportamental e emocional do indivíduo, ajudando-o a ampliar a consciência sobre si mesmo e a desenvolver recursos para lidar com questões internas e externas.
O tratamento é realizado através de sessões de 50 minutos, que se repetem semanalmente.
Na sessão de psicoterapia, o paciente conversa com o psicólogo, expõe seus problemas, conflitos, seus pensamentos, desejos; e fala de tudo que está lhe incomodando, segredos, qualquer coisa que o esteja motivando.
Junto com o psicoterapeuta, o paciente vai delineando uma compreensão sobre o momento que está vivendo, vai aprofundando as questões, e aos poucos vai resignificando sua história, transformando sua maneira de pensar a respeito de fatos ou sensações que ocorreram em sua vida.
Com o passar do tempo, através da psicoterapia, o paciente vai se livrando dos pesos desnecessários, limpando antigos recantos da alma, e vai se tornando mais inteiro na sua vida, tolerante nos seus relacionamentos, assertivo nas suas escolhas.
O acompanhamento de um psicólogo no dia a dia pode trazer transformações significativas em sua existência, independente do motivo que o motivou a iniciar a psicoterapia.
TERAPIA DE BASE PSICANALÍTICA
A Psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud há mais de um século, e foi muito difundida entre os estudiosos da área de saúde mental, psicólogos, psiquiatras e até filósofos.
De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, muitas vezes causando sintomas emocionais e físicos.
Nossos desejos, lembranças e instintos reprimidos estão “armazenados” no inconsciente e, através de métodos de associações, o profissional consegue analisar e encontrar os motivos de determinados sentimentos ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo.
O psicanalista tem uma formação específica, e atua com uma técnica bastante sistematizada. O tratamento inclui sessões individuais, de 2 a 4 vezes por semana, por um período de tempo indeterminado (considerando que cada pessoa tem uma dinâmica e características próprias).
ATENDIMENTO ON-LINE
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico online e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. Portanto essa é uma modalidade totalmente aprovada e regulamentada pelos órgãos normativos da profissão do Psicólogo.
Podemos dizer que o atendimento online, quando executado por profissionais capacitados, tem a mesma eficácia do atendimento presencial... o que muda são apenas os recursos, a dinâmica e as ferramentas de trabalho utilizados para se chegar ao mesmo objetivo.